extra-img

Sobre nós

Sobre nós

            A APAC - Associação de Proteção e a Assistência aos Condenados - é uma entidade civil dedicada à recuperação e reintegração social dos condenados a penas privativas de liberdade, cujo trabalho baseia-se em um método de valorização humana vinculada à evangelização. Busca também, em uma perspectiva mais ampla, a proteção da sociedade, a promoção da justiça e o socorro às vítimas.

            A Associação é amparada pela Constituição Federal para atuar nos presídios e opera como entidade auxiliar dos Poderes Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração do cumprimento das penas nos regimes fechado, semi-aberto e aberto.

            O objetivo da Apac é promover a humanização dos prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar.

           A APAC distingue-se do sistema carcerário comum sob vários aspectos, especialmente na co-responsabilidade do preso em sua recuperação e nas assistências espiritual, médica, psicológica, educacional e jurídica prestadas a eles pela comunidade.

            Outro importante diferencial do método é o estabelecimento de disciplina rígida, caracterizada por respeito, ordem, trabalho e o envolvimento da família do sentenciado.

            Além disso, é fundamental a participação voluntária da comunidade local que atua na direção da associação, bem como nas variadas formas de assistência aos presos.

O MÉTODO SOCIALIZADOR EMPREGADO PELA APAC TEM ALCANÇADO GRANDE REPERCUSÃO NO BRASIL  E NO EXTERIOR, POIS O ÍNDICE DE RECUPERAÇÃO DOS CONDENADOS FICA EM TORNO DE 90%.

            Hoje existem aproximadamente 100 unidades em todo território Nacional. Outras foram implantadas em vários países, como Alemanha, Bulgária, Chile, Cingapura, El Salvador, Equador, Eslováquia, EUA, Unduras, Inglaterra e País de Gales, Latvia, Malawi, México, Moldávia, Namíbia, Nova Zelândia e Noruega.

 

 

  •  

  •